Guimarães
O (já conhecido) paraíso de Portugal
Comummente conhecida como o "Berço da Nação", Guimarães é, já há alguns anos, uma cidade vincada pelo turismo.
Património Mundial da UNESCO desde 2001, o Centro Histórico, bem como o Castelo e o Paço dos Duques, são dos pontos turísticos mais conhecidos... Assim como o Santuário da Penha, o Largo do Toural e a Plataforma das Artes e da Criatividade.
Em Guimarães a questão é mesmo esta: não há segredos, não há novidades, não há "pechinchas".
Não quero com isto que me interpretem mal. Guimarães é uma cidade linda, cheia de cultura e história mas a constante mediatização do turismo acaba por, quer por bem, quer por mal, tirar o "fator surpresa" de quem cá chega pois, antes de virem, já todos sabem o que vão encontrar.
Assim, acho que não minto se vos disser que a maior "pechincha" de Guimarães não é a terra em si mas antes as suas gentes.
A simpatia constante, a amabilidade com todos, o cuidado com todos os que cá chegam para visitar esta cidade que é tão nossa.
Em todos os cantos encontram um vimaranense capaz de vos contar mil e uma histórias sobre aquela igreja, aquele largo ou aquela casa. Em todos os cantos encontram um vimaranense capaz de vos receber, de braços abertos, e de fazer de vós os únicos turistas nesta cidade. Em todos os cantos encontram um vimaranense capaz de vos dar a mão e vos levar a conhecer os cantos e recantos desta cidade. Em todos os cantos encontram um vimaranense capaz de vos mostrar o verdadeiro significado de bairrismo (e fá-lo-ão com orgulho).
E isto, meus amigos, é o que torna Guimarães a maior "pechincha" de Portugal!
Anabela Mendes.

